nossa história
O Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde, da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), é uma Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) socioassistencial, na modalidade casa lar. A instituição, conveniada com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, é destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a partir de 60 anos, independentes e semidependentes.
O lar nasceu como uma Vila Vicentina, criada em 13 de dezembro de 1951, no bairro São Geraldo, região leste de Belo Horizonte. Inicialmente, era uma construção simples de cerca de dez barracões, que abrigava idosos e seus familiares, assistidos por um grupo de vicentinos da SSVP.
Em 18 de maio de 1997, o grupo reuniu-se em assembleia para transformar a vila em uma casa lar, visto as condições precárias que ela se encontrava e o grande número de idosos desamparados no bairro. Dessa forma, em 08 de agosto, do mesmo ano, foi fundado o Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde pelos vicentinos Joaquim de Paula, Geraldo Garcia, Antônio Marques, Marcos Barcelos e Francisco Lino.
As obras foram realizadas por meio de recursos do Conselho Particular São Geraldo, da comunidade paroquial, doações públicas e de pessoas físicas. Assim, os barracões deram lugar a quartos individuais, banheiros, refeitório, cozinha e salão de convivência.
O lar hoje
O Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde, atualmente, atende 15 pessoas idosas assegurando a autonomia, a promoção e melhoria na qualidade de vida dos moradores e garantindo os direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso.
Os moradores são acompanhados por uma equipe técnica multidisciplinar e participam de diversas atividades promovidas no lar − oficinas de estimulação cognitiva, por meio da parceria com o Instituto Capanema, aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades lúdicas e acompanhamento fisioterápico.
DIRETORIA LAR dos idosos
nossa senhora da saúde
DIRETORIA
-
Sebastião Lemos de Queiroz (presidente)
-
Iraci Vieira dos Santos (vice-presidente)
-
José Leocádio Gomes (1º tesoureiro)
-
Afonso do Amaral (1ª secretário)
CONSELHO FISCAL
-
Paulo Raimundo Torres
-
Agostinha de Fátima dos Santos
-
Maria de Lourdes Costa Oliveira
-
Pedro Sérgio Marçal
-
Denise de Oliveira
-
Edson Geraldo Martins
EQUIPE TÉCNICA
-
Raphaela Ferreira de Oliveira Faustino - Coordenadora/Responsável Técnica
-
Juliana Lidiane da Silva Moreira - Assistente Social
-
Viviane Souza Barbosa - Psicóloga